quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os primeiros Blocos

A Patricia inaugurou a lista dos blocos do Patch Solidário. Terminou estes dois modelos em cores a condizer com este Verão tão quente. Obrigada Patricia!

Não se preocupem que o envio será apenas durante todo o mês de Agosto e, as inscritas irão recebendo toda a informação necessária para isso.

Aproveito para dizer a quem tem dúvidas sobre a forma como se deve inscrever que basta enviar um mail para patchsolidario@gmail.com  manifestando a sua intenção. Será também útil que nos informe qual a modalidade de participação (bloco ou bloco +encontro ou encontro), um link pessoal que queira associar ao seu nome, e um contacto para além do mail.

No entanto, todas as inscritas receberão no início de Agosto um pequeno inquérito para actualizarmos e sistematizarmos toda a informação.

As inscrições estão quase no fim mas pode ainda fazê-lo nos próximos dois dias.

Luísa e Maria João

terça-feira, 27 de julho de 2010

ainda ácerca dos blocos

Tem havido algumas dúvidas ácerca do bloco a enviar. A seguir, algumas das questões que foram colocadas:

Posso enviar mais do que um bloco?

Dentro de um determinado limite sim. Logo que sejam recolhidas todas as inscrições, iremos contabilizar quem irá participar no dia do encontro e saberemos o número máximo de blocos que poderão ser utilizados. Em função deste número estabeleceremos o limite máximo de blocos que podem ser enviados, por pessoa.

Que técnicas posso usar na execução do bloco? Posso bordar o bloco?

Podem usar qualquer técnica de patchwork, appliqué e se quiserem incluir bordado também o podem fazer.

O bloco deve ser acolchoado?

Não. Deverão enviar o bloco simples. A sua medida final será ajustada depois de se juntar um rebordo e só então serão unidos. O acolchoamento será realizado na manta inteira.

Para onde posso enviar o bloco?

Os blocos só deverão ser enviados, durante todo o mês de Agosto, para a morada que será enviada por mail, às inscritas, após o encerramento das inscrições.



Podem continuar a enviar as vossas dúvidas para o mail patchsolidário e procuraremos responder tão breve quanto possível.

Lembramos também que as inscrições terminam já este sábado. Não deixe a sua para o último dia.

Obrigada pela vossa calorosa participação e pelas palavras amáveis que nos têm dirigido nos e-mails.

Luísa e Maria João

sábado, 24 de julho de 2010

Informações

Muito obrigada por estarem a  corresponder de forma tão entusiasta a esta iniciativa e também pelas palavras tão amáveis que nos têm dirigido.
A semana que passou foi de férias e por isso não houve praticamente actualizações no blog. Vamos continuar na segunda feira a enviar mais informações mas, por agora, gostariamos de solicitar a quem se inscreve que nos envie também a sua página web, blog,  etc, que queira associar ao seu nome.

Luísa e Maria João

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Modelos para os blocos

As medidas dos blocos têm uma certa flexibilidade uma vez que, a todos os blocos recebidos, vai ser adicionado um rebordo e só então as medidas finais harmonizadas para todos os blocos.
Não é necessário modelos rígidos e os blocos de retalhinhos são excelentes para esta finalidade. Podem ser simples como este:
 
Ou mais complexos como estes:

Ambos são feitos com base de papel e aqui podem ver um bom tutorial com a técnica de aposição de tiras (strings).
Se gostam de usar as vossas tirinhas podem sempre fazer um log cabin nas suas versões mais clássicas ou mais divertidas.
Podem usar as mais variadas técnicas como o appliqué:
E aqui poderão seguir o tutorial do ponto de recorte para aplicação das peças.

Se quiserem combinar appliqué e patchwork recomendo este excelente tutorial para execução de um dresden plate.

Muitos dos blocos de patchwork convencionais podem enquadrar-se nos modelos tipo nine patch (bloco dividido em 9 quadrados -3x3-) e a sua versão mais simples tem aqui bom tutorial. É mais fácil a execução destes blocos se a medida final for divisível por três. Assim recomenda-se os blocos com 9" ou 21cm ou 24 cm.

Outro modelo simples de nine patch são as wonky stars

Se quiserem um modelo mais simétrico aqui encontram um tutorial para uma versão simples da sawtooth star. Para este tipo de bloco a medida final deve ser divisivel por 4 e por isso recomenda-se um bloco de 8" ou de 24 cm.

Estas são apenas algumas sugestões que vos podem inspirar. Mostram sobretudo que se podem usar modelos simples e que por isso permitem a participação de todos.

Se quiserem, sugiram outros modelos que considerem de simples execução e, se tiverem dúvidas, podem sempre contactar-nos para qualquer esclarecimento.

Luísa e Maria João

domingo, 11 de julho de 2010

Ácerca dos blocos

A maior parte das questões que têm sido colocadas, dizem respeito aos blocos e à sua execução.Vamos por isso tentar esclarecer parte destas dúvidas.

Que materiais utilizar?

  • Devem ser utilizados exclusivamente tecidos em algodão. 
  • Podem ser lisos, estampados, de qualquer cor ou estilo.
  • Podem ser feitos com tecidos previamente lavados ou não. No entanto, agradecemos que essa informação (se os tecidos foram previamente lavados ou não) acompanhe o bloco para os podermos agrupar, de acordo com este factor.
Quais as dimensões do bloco?

Embora os blocos tenham de ser ligados uns aos outros, para formar uma manta, não é necessário que os blocos, que as particiapantes enviam, tenham exatamente a mesma dimensão. 
Por isso, adicionalmente ao bloco pedimos também um quadrado de 40cmx40cm, de tecido liso ou estampado, que vai servir para fazer um rebordo. 
Este rebordo é que é ajustado de modo a que todos os blocos (já com rebordo) tenham a mesma dimensão.
No entanto, as dimensões devem oscilar dentro de determinados valores para ser possível a sua utilização.

Para quem trabalha em polegadas:
A medida do bloco, tal como o enviam, deverá ter entre 8 1/2" e   9 1/2". Esta é a medida em "bruto" à qual se retira 1/2" aquando da  adição do rebordo.

Para quem trabalha em centímetros:
A medida do bloco, tal como o enviam, deverá ter entre 21 cm e  25cm. Esta é a medida em "bruto" à qual se retira 1 cm  aquando da  adição do rebordo.

Como este tema  ainda tem muito para ser esclarecido amanhã continuaremos a enviar informação sobre este assunto e daremos alguns exemplos dos muitos modelos que podem executar.
 


Obrigada pela vossa colaboração

 Luísa e Maria João

sábado, 10 de julho de 2010

Como participar

Muito obrigada a todas as participantes que tão prontamente aderiram a esta iniciativa. Foi com muito gosto que vimos os mails que nos chegaram de norte a sul, das ilhas e até do longínquo Brasil.
O nosso agradecimento também às empresas que desde ontem se prontificaram em patrocinar este evento.
Muitas foram as dúvidas que nos colocaram e procuraremos responder a todas elas, aqui no blog, para que todos possam ficar esclarecidos.

Hoje vamos abordar a questão "como participar":

Pode participar várias formas:

  • enviando um bloco
  • participando no encontro onde os blocos serão transformados em mantas
  • enviando um bloco e participando no referido encontro
  • fazendo um uma peça de patchwork e oferecendo à aidglobal

Importante
Na primeira mensagem tinha sido informado, que só poderia participar no encontro quem dispusesse de máquina portátil. Essa limitação foi solucionada uma vez que a Bernina vai disponibilizar máquinas suplementares a quem necessite.

Na próxima mensagem tentaremos esclarecer as dúvidas sobre os blocos e os materiais para a sua execução.

Luísa Silva
Maria João Babo