patch2010

Nesta página apresentamos um resumo do que foi o patchsolidário 2010 e o primeiro encontro de patchwork em Portugal

Organização
A organização do Patchsolidário 2010 foi da iniciativa e responsabilidade de Luísa Silva e Maria João Babo


O que foi o PatchSolidário 2010
O movimento iniciou-se a 28 de Junho de 2010 com a publicação do primeiro post neste blogue. O patchsolidário pretendia reunir quem gosta de fazer patchwork num movimento solidário que pudesse abranger todos os que quisessem participar independentemente do local onde vivessem. Assim, a participação poderia corresponder apenas ao envio de um bloco para a construção de mantas e/ou a participação no encontro de patchwork.


As mantas seriam entregues à AID GLOBAL, Instituição escolhida em 2010 para a recepção do produto do movimento.


Até 31 de Agosto foram recebidos blocos de todo o País e do estrangeiro e a 18 de Setembro realizou-se o 1º Encontro de Patchwork em Portugal. Durante o encontro juntaram-se os blocos em mantas e acolchoaram-se. Todas as participantes colaboraram ainda na realização de um quilt do encontro e cada bloco foi assinado pela respectiva autora.
Posteriormente as mantas foram acabadas (coser os bindings, remates de linhas etc) por várias pessoas que generosamente quiseram colaborar nesta fase do trabalho. Em Novembro as mantas foram entregues à Aid Global e em Dezembro foi entregue a manta do encontro.


A venda das mantas, a cargo da Aid Global, estava prevista para a grande noite do fado inicialmente programada para 6 de Novembro. Como este evento foi adiado, a Aid Global expôs os trabalhos e vendeu alguns em várias ocasiões de acordo com as suas oportunidades. Alguns dos trabalhos não vendidos nessas ocasiões foram postos à venda na página de venda de produtos da Aid Global.  



Participantes 2010
Os nomes aqui mencionados correspondem às participantes no patchsolidário 2010. As participações corresponderam ao envio de um ou mais blocos ou participação no encontro de patchwork ou a ambas as situações.

Alda Simões,Ana BarataAna Bonifácio, Ana FerrãoAna Isabel Rodrigues, Ana Luísa Rosa, Ana MenesesAna Mota, Ana Pais, Ana Sofia ReisAndreia Machado, Andrêa,Barbara DalteBeatriz SalgueiroBenedita Guerra, Bruna Luís, Cláudia Gomes, Conceição BogaCristina LopesElvira Lopes, Emília Manuela, Felizarda SerraFernanda GomesFernanda Justino, Fernanda Serraventoso, Fátima Campos, Fátima MachadoFátima Pacheco, Guilhermina Teixeira,Hemi Nagai,  Ida Aleixo,Inês Carixas,Inês Touzet,Iola Narciso,Irene Mata,Isabel Esteves,Isabel Guerreiro,Isabel PereiraIsilda Martins, Jaqueline Galvão Telles, Joana DiasKatya RafaelLuísa Silva, Manuela Carvalho Martins, Manuela Fialho. Manuela Freitas, Margarida Caniço, Margarida MonteiroMargarida Pedro NunesMaria de Fátima Emery, Maria de JesusMaria Fernanda Vasconcelos, Maria Graciete Costa, Maria João Babo, Maria Luísa Guterres, Maria Rosália Queirós da Rocha, Nélia MacielNonina Medeiros, Patrícia SousaPatrícia Villas Boas, Paula LoboPauline SouRosa LopesRosa Maria SoromenhoRosário AlbuquerqueRosário ChorãoSandra SilveiraSao Duarte, Sara LourinhoSilmara CimbalistaSofia AmaralSusana SoeiroSuzete SequeiraTeresa FonsecaTeresa Villas Boas, Virgínia OttenZzabelinha.




Colaborações
A realização do primeiro encontro de Patchwork em Portugal foi promovida pela empresa Dotquilts, unipessoal Lda e teve ainda as seguintes colaborações: Coats, Xavier Santana, Casa Felizardo, Retrosaria Gourmet, Pincel d'Arte.