segunda-feira, 28 de junho de 2010

1º Encontro de patchwork em Portugal

Fazer patchwork é uma actividade agradável mas fazê-la em conjunto é ainda mais. Fazê-la por uma causa solidária será certamente muito agradável e gratificante. Pôr em prática esta ideia foi possível porque ambas  somos entusiastas do patchwork e pensámos na pertinência de ligar, este craft a um movimento de solidariedade, por uma causa.   Pensámos que um encontro de patchwork seria uma forma de corresponder ao objectivo proposto, mas também iria ao encontro de vontade de muitas pessoas que gostariam de se reunir de uma forma mais ampla de convívio.

Neste 1º encontro de patchwork em Portugal os trabalhos produzidos serão entregues à Aidglobal que os venderá para angariação de fundos. A Aidglobal, organização não governamental para o desenvolvimento, promove a cooperação com países africanos de expressão portuguesa e uma das suas áreas de actuação é a implementação de recursos para a formação dos jovens. Esta iniciativa tem como objectivo a ajuda aos projectos da Aidglobal em Moçambique.
Os trabalhos realizados serão vendidos pela Aidglobal na venda anual de doações. Decorrerá na Grande Noite do Fado que se realiza na primeira semana de Novembro. Muitas pessoas quererão provavelmente colaborar e esta é uma iniciativa aberta a todos. De momento esta é a informação disponível:

Dúvidas
As dúvidas relativamente ao encontro e participação poderão ser enviadas para:

patchsolidario@gmail.com

Na Aidglobal pode contactar Cristina Tapadinhas
E pode acompanhar as informações disponíveis através deste blogue.

Como participar
Pode participar de várias maneiras
  • Participando no encontro de Patchwork
  • Enviando um bloco para ser utilizado no encontro
  • Enviando um bloco e participando no encontro
  • Produzindo outras pequenas peças em patchwork, como pegas, almofadas etc e oferecendo à Aidglobal.

Quem pode participar
Todas as pessoas podem participar quer no envio de blocos ou de peças mas para participar no encontro deverá ter uma máquina de costura portátil.
A participação de empresas será igualmente bem vinda.
O nome, blogue ou página web dos participantes será acrescentada à lista de participantes e empresas, à direita da página deste blogue

Os blocos

Os blocos devem ser quadrados, com 21 cm ou 8 ½” (dimensão total do bloco a enviar). Juntamente com o bloco deve ser enviado um quadrado de tecido de algodão com 40cm x 40cm, em tecido liso ou estampado. Com este tecido será feito um rebordo para uniformização dos quadrados e outro quadrado para a parte de trás da manta.

Datas
Até dia 30 de Julho deverá informar se deseja participar no envio de blocos ou no encontro ou nos dois. Após esta data não se poderão receber mais inscrições uma vez que o número de participantes irá determinar as acções seguintes nomeadamente o espaço destinado ao encontro.

Dia 31 de Agosto - Será o último dia para o envio dos blocos

Dia 18 de Setembro – 1º encontro. Serão unidos os blocos acolchoadas as mantas.

Dia 1 de Novembro - Serão entregues os trabalhos à Aidglobal.

Primeira semana de Novembro – Venda dos trabalhos doados, pela Aidglobal, durante a Grande Noite do Fado.

Onde vai decorrer o encontro
Dado que ainda não se sabe o número de participantes ainda não está definido qual o espaço necessário. De qualquer forma o encontro terá lugar em Lisboa ou numa zona limítrofe.

Informação disponível
Regularmente serão enviados mails em função da informação disponível, do progresso da iniciativa e das dúvidas e sugestões colocadas. Pode também acompanhar a iniciativa através do blog

Sugestões
As sugestões que queiram fazer serão muito bem-vindas. Deverão contactar para o e-mail já referido.

contamos com a vossa participação
Luísa Silva
Maria João Babo

Sem comentários:

Enviar um comentário