terça-feira, 14 de junho de 2011

Blocos 2011

Neste post tratamos do tema blocos e procuraremos antecipadamente responder às dúvidas que possam ter em relação ao assunto. No entanto se necessitarem mais esclarecimentos teremos todo o gosto responder às vossas questões.

Como já dissemos no post anterior, os blocos este ano terão de ser mais específicos porque se destinam às mantinhas do novo berçário da creche de Paço d'Arcos da Ajuda de Mãe.

Côr
Para que as mantas dos bébés se insiram bem no espaço onde vão ser usadas, vamos usar cores suaves e alegres.    Vamos usar tecidos claros a médios e evitar cores muito escuras. Cores como por exemplo o preto, roxo, bordeaux, verde escuro não devem ser utilizadas.

Dimensões
Embora os blocos tenham de ser ligados uns aos outros, para formar uma manta, não é necessário que os blocos, que as particiapantes enviam, tenham exatamente a mesma dimensão, porém, devem ser quadrados.
Por isso, depois da recepção dos blocos iremos adicionar-lhe um rebordo que será ajustado de modo a que todos os blocos (já com rebordo) tenham a mesma dimensão.
Não necessita enviar tecido para o rebordo.


Apesar de flexiveis, as dimensões dos blocos devem oscilar dentro de determinados valores para ser possível a sua utilização. A medida do bloco, tal como o enviam, deverá ter entre 16 cm e  22cm. Esta é a medida em "bruto" à qual se retira 1 cm  aquando da  adição do rebordo.

Para quem trabalha em polegadas:
A medida do bloco, tal como o enviam, deverá ter entre 6 1/2" e   8 1/2". Esta é a medida em "bruto" à qual se retira 1/2" aquando da  adição do rebordo.

Para quem trabalha em centímetros:

Data limite para o envio dos blocos
A data limite para o envio dos blocos é 31 de Agosto de 2011 (data de envio do correio)

Modelos e técnicas dos blocos
Podem fazer os blocos com as técnicas clássicas do patchwork e appliqué mas também os podem bordar. Fica ao vosso critério. Quanto aos modelos, podem inspirar-se nos modelos recebidos no ano anterior, podem fazer o vosso modelo preferido, procurar ideias na net. Não é necessário fazer um bloco complexo, faça um que lhe agrade e que se sinta confortável a executá-lo.

Materiais
Utilizem tecidos de algodão, de preferência tecidos para patchwork e que sejam novos. Podem ou não lavar os tecidos mas mandem-nos essa informação juntamente com o bloco.


Observações
Agradecemos que, antes de enviar o bloco, corte as linhas em excesso e verifique se as costuras estão todas devidamente feitas e com a margem devida para não abrirem.

Dados
Juntamente com o bloco devem mandar os seguintes dados:
  1. Nome
  2. e-mail
  3. nº telefone

4 comentários:

  1. Ok! Queridas companheiras, agora já posso dar início aos meus trabalhos.
    Vou ficar muito grata em poder ajudar também os bebés de Portugal, terra que eu sempre amei à distância.
    Podem contar comigo, logo vos envio meus bloquinhos.
    Muitos beijos
    Jussara

    ResponderEliminar
  2. O bloco deve ser um quadrado de 16cm ou 22com? Ou deve ser um rectângulo de 16cm por 22cm?

    ResponderEliminar
  3. Olá, Carla!

    O bloco deve ser quadrado e pode variar entre 16cm a 22cm. Posteriormente, iremos colocar um rebordo para que todos os quadrados fiquem do mesmo tamanho.
    Quando puder, mande os seus dados para patchsolidario@gmail.com para efectuarmos a sua inscrição.
    Obrigada.......beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também desejo participar, para qual morada eu envio?
    beijinhos e sucesso!
    Contem comigo e também vou divulgar.
    Ana

    ResponderEliminar