quinta-feira, 15 de julho de 2010

Modelos para os blocos

As medidas dos blocos têm uma certa flexibilidade uma vez que, a todos os blocos recebidos, vai ser adicionado um rebordo e só então as medidas finais harmonizadas para todos os blocos.
Não é necessário modelos rígidos e os blocos de retalhinhos são excelentes para esta finalidade. Podem ser simples como este:
 
Ou mais complexos como estes:

Ambos são feitos com base de papel e aqui podem ver um bom tutorial com a técnica de aposição de tiras (strings).
Se gostam de usar as vossas tirinhas podem sempre fazer um log cabin nas suas versões mais clássicas ou mais divertidas.
Podem usar as mais variadas técnicas como o appliqué:
E aqui poderão seguir o tutorial do ponto de recorte para aplicação das peças.

Se quiserem combinar appliqué e patchwork recomendo este excelente tutorial para execução de um dresden plate.

Muitos dos blocos de patchwork convencionais podem enquadrar-se nos modelos tipo nine patch (bloco dividido em 9 quadrados -3x3-) e a sua versão mais simples tem aqui bom tutorial. É mais fácil a execução destes blocos se a medida final for divisível por três. Assim recomenda-se os blocos com 9" ou 21cm ou 24 cm.

Outro modelo simples de nine patch são as wonky stars

Se quiserem um modelo mais simétrico aqui encontram um tutorial para uma versão simples da sawtooth star. Para este tipo de bloco a medida final deve ser divisivel por 4 e por isso recomenda-se um bloco de 8" ou de 24 cm.

Estas são apenas algumas sugestões que vos podem inspirar. Mostram sobretudo que se podem usar modelos simples e que por isso permitem a participação de todos.

Se quiserem, sugiram outros modelos que considerem de simples execução e, se tiverem dúvidas, podem sempre contactar-nos para qualquer esclarecimento.

Luísa e Maria João

Sem comentários:

Enviar um comentário